29/11/2013

PROTEÇÃO SOLAR



O verão está chegando, os dias estão cada vez mais ensolarados... Mas o que muita gente não sabe, é que mesmo sem sol, precisamos usar filtro solar. Isso porque os raios UVA/UVB atravessam as nuvens, e eles é que são nocivos a nossa saúde. 

Somente na década de 80 começamos a pesquisar o efeito dos buracos na camada de ozônio. A camada de ozônio "filtra" os raios nocivos do sol. Sem ela, a radiação pode provocar câncer de pele porque os raios ultra violeta alteram o DNA das células. 

Qual é o melhor tipo de filtro solar? Bem, existem 2 tipos de filtros: 

-Os que conferem proteção química e que absorvem os raios UV;
-E os de proteção física, que bloqueiam ou refletem a luz.

O ideal é um filtro que possua essas duas características. Mulheres grávidas e crianças devem usar apenas filtros físicos, que formam a barreira.

Precisa ser usado todos os dias, e devem ser reaplicados a cada 2 horas ! Se estiver muito quente e você transpirar muito, tem que reaplicar antes. 

É a sua reaplicação que vai garantir a eficácia dessa proteção!

No rosto, prefira os filtros "oil free" para não deixar a pele oleosa, há vários tipos hoje a disposição: em pó, em gel, spray, loção, creme, com pigmentantes pra ficar no tom mais parecido com o da pele...o importante é não ficar sem nenhuma proteção, para evitar o envelhecimento precoce e o pior: um câncer de pele. 

Passe no corpo todo, pela manhã e vá reaplicando durante o dia nas partes expostas. Vale qualquer coisa pra se proteger do sol: sombrinha, chapéu, roupas com proteção solar...

Lembre-se: a exposição solar é cumulativa, ou seja, quanto mais uma pessoa se expuser ao sol ao longo da vida, maior a chance de desenvolver um câncer de pele. Então: PROTEJA-SE !


Por Hamiris

Nenhum comentário: